Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Quem Somos Nós ?


Quem é a Banda Bate Lata
Panelas velhas, latas de óleo e outras sucatas se transformam em instrumentos musicais de sonoridade peculiar no projeto Formação Campinas da Fundação Orsa. “Os


luthiers da sucata” são os integrantes da banda Bate Lata, reconhecida por grandes músicos da MPB pela qualidade de seu trabalho. Moradores da periferia de Campinas, esses pequenos artistas se valem da realidade que os cerca para produzir sons, ritmos e músicas que encantam a todos pela originalidade. Tamborins e chinelo fones cedem lugar a baterias de lata e chinelo fones - para reforçar a criatividade em um excelente trocadilho.

No repertório da Bate Lata, o Maracatu marca presença com o mangue beat de Chico Science e o samba desfila nas harmonias de Chico César. Caetano Veloso empresta suas composições e inspira o título do primeiro CD gravado pela banda - "Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome", lançado em 1999. Formada por 25 crianças e adolescentes de 14 a 21 anos, a banda também tem composições próprias que refletem e desafiam a desigualdade social para mudar os olhos e os ouvidos da sociedade.

A Bate Lata é a concretização do principal objetivo dos projetos da Fundação Orsa - formar integralmente a criança e o adolescente em risco pessoal e social - e é um modelo, uma proposta, uma “semente“ a ser cultivada em outras organizações voltadas ao mesmo fim.

Os garotos da banda são encorajados pelas ações multidisciplinares e pelos princípios de “arte-educação” a assumirem papéis sociais a que têm direito - os de protagonistas de suas próprias vidas, cultivando a auto-estima, a sensibilização por meio da arte e a perspectiva de geração de renda.

Wander Scarlato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário